O Cinema social em cartaz

Na história centenária do cinema, o cartaz de divulgação de filmes sempre recebeu, por parte da maioria do público, uma referência secundária. Os pôsteres, os quais durante muito tempo foram a porta de acesso inicial entre espectadores e obra fílmica, são em verdade obras que podem possuir um processo artístico-estético-plástico que soma às obras cinematográficas ainda mais elementos, o que ratifica a ideia de que o cinema seria, dentre as manifestações da arte, “a universal”.

Nesse sentido, o Projeto “Cinema social em cartaz”, proposto pela disciplina eletiva de Cinema e Sociedade, realizada pelo professor Francesco Jordani, traz à tona outra possibilidade de entrar em íntimo contato com o cinema, exercitando o olhar sensível, a criação coletiva e a reflexão crítica por vias incomuns e originais. Cada grupo tornou-se responsável pela criação de um pôster e sinopse de divulgação de um documentário acerca de algumas das economias mais desiguais do mundo: Haiti, Namíbia, Turquia, Irã, Malásia e Brasil.

Mais uma vez o cinema nos abre o olhar acerca das angústias e conflitos do outro - exercício vivo de empatia e reflexão crítica -, do qual não podemos nos eximir ou omitir. Seja bem-vindo ao projeto! Viva o cinema!

 

Professor Francesco Jordani

Língua Portuguesa - High School

Quer saber mais sobre pôsteres de cinema? Veja o vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=11sbU8BZr_g&t=53s