Complexo Lagunar

Como parte do nosso projeto de conscientização sobre as responsabilidades que temos para com o meio ambiente, os alunos do 4o ano fizeram uma Pesquisa de Campo no Complexo Lagunar da Zona Oeste. Depois de irmos de ônibus até a Barra da Tijuca, embarcamos numa ecobalsa (ecologicamente não poluente) e, durante uma hora e quinze minutos, navegamos pela Laguna de Marapendi - a maior laguna carioca, situada entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca.

Foi uma experiência incrível, onde aprendemos muito!!

Acompanhados de uma Bióloga, de uma outra Professora de Geografia e de funcionárias da Veronese Turismo Pedagógico conhecemos um pouco da flora e da fauna da região. Vimos árvores exóticas como a casuarina, aves como o Maguari e a Garça Branca e peixes como o Martim Pescador. 

Aprendemos a diferença entre preservação e conservação da natureza e sobre os diferentes tipos de mangue que formam um manguezal.

Já sabemos que, no Rio de Janeiro, a espécie de jacaré do papo amarelo tem seu habitat no Canal das Tachas, localizado no final do Recreio dos Bandeirantes.

Ao voltarmos, troxemos na memória conhecimentos que ficarão conosco para sempre...

Ms. Andrade

( prof. de Geografia e História do Brasil)