C L E AN   U P   R I O

2018

The OLM community is invited to participate in the 10th edition of the Clean up Rio.

logo5 (1).png

Logo comemorativo dos 10 anos de parceria entre OLM e Instituto Aqualung - Criado por Pedro Chames (´19)

Vencedores da Gincana na Praia:

Ate 9 anos:

Gabriel Riente Inchausti e Gabriel Melo Malheiros

10 a 13 anos:

Gabriela Coelho Eyer e Walter de Araujo Eyer Silva

Acima de 14 anos:

Maria Luisa Ramalho Pessoa Albuquerque de Brito e Julia Furtado Martins

IMG_5919.jpg
IMG_5917.jpg

Sob o Lema - " Olhou, Catou, Preservou" - criado por Ana Sofia Herdy  (´19) - as vencedoras do Concurso de Desenho são: 

até 9 anos Mariana Duarte Maya (4th) e 10-13 anos Sophia Leira (6th)

Pedro Chames (´19) - vencedor do concurso Logo 10 anos Projeto Tatuí e OLM

Giovanna Borges ( 22) - participação especial na categoria acima de 14 anos

Maria Valentina Sanches - vencedora em segundo lugar na categoria 10-13 anos

Lucca Pavetits  - vencedor em segundo lugar na categoria

até 9 anos

Carolina Maia - vencedora em terceiro lugar na categoria 10-13 anos

Estela Scheel -  vencedora em segundo lugar na categoria até 9 anos

Participantes no Concurso de Desenhos:

Alice Costa (3rd  – class of ´28)

Alix Mellin (3rd  – class of ´28)

Ana Beatriz Ferreira (7th – class of ´24)

Andrea Salas (3rd  – class of ´28)

Antonio de Lucena (3rd  – class of ´28)

Carol Malheiros (3rd  – class of ´28)

Carolina Marinho (4th  – class of ´27)

Fernanda Ferreira (3rd  – class of ´28)

Gabriel Malheiros (3rd  – class of ´28)

Gabriela Eyer (6th – class of ´25)

Isabela Borges (3rd  – class of ´28)

Isabella dos Santos (3rd  – class of ´28)

Julieta Diniz (3rd  – class of ´28)

Julio Cesar de Lima (3rd – class of ´28)

Leonardo Rezende (4th  – class of ´27)

Manuela Benzi de Souza (4th  – class of ´27)

Maria Fernanda Pereira (7th – class of ´24)

Mariana Carvalho dos Santos (4th – class of ´27)

Pillar Sanches (2nd  – class of ´29)

Rebecca Pereira (3rd  – class of ´28)

Rebecca Weber (6th – class of ´25)

Sophia Cappa (3rd  – class of ´28)

Faça parte da equipe de voluntários da OLM no Dia Mundial de Limpeza da Terra- 15 de setembro. Mostraremos novamente para toda a sociedade o nosso compromisso com a defesa do meio ambiente. Ajude a retirar os resíduos que são deixados na praia e que acabam indo para o mar, prejudicando toda a vida marinha.
Compartilhe suas fotos do evento usando #OLMprojetotatui #olmrio e ajude a conscientizar nossa sociedade!

https://www.facebook.com/olmatters/

Tatuí

 

Quem mora no Rio e já comemorou pelo menos 3 décadas de vida sabe a diversão que era “catar tatuí” na praia. Para quem é um pouco (ou muito) mais jovem, aqui vai uma rápida explicação desse clássico carioca.

 

O tatuí é um mini crustáceo de uns 2 centímetros de comprimento, 10 patinhas, praticamente transparente, que vive principalmente nas praias, naquele lugar onde a onda bate, volta e deixa a areia molhada. Os tatuís aparecem exatamente no momento em que a onda volta, e é fácil localizar cada um pelo “burburinho” que ele faz debaixo da areia. São as antenas capturando microalgas que vivem em suspensão, sobre o mar. É mesmo fácil localizá-los? Não!  Era fácil...

 

Até a década de 90, era comum ver crianças com baldinhos na beira do mar coletando tatuís e fazendo gincana para ver quem conseguia capturar mais bichinhos para depois, claro, devolvê-los ao meio ambiente. Hoje, o animal que era abundante em toda a orla do Rio está praticamente extinto. Um dos motivos  é a poluição, que contamina o plâncton e deixa os bichinhos sem alimento. Além da poluição, há o pisoteio exagerado em áreas de grande movimento como Copacabana. Hoje, a gincana é bem diferente.

 

No próximo dia 15 de setembro, o Instituto AQUALUNG, organização sem fins lucrativos que atua na área de preservação e educação ambiental, realizará a oitava edição do Projeto Tatuí de Limpeza de Praias. 

 

O evento foi criado pelo Instituto para chamar a atenção para a importância da defesa do meio ambiente e, em especial, dos animais marinhos.

 

Funciona assim: O AQUALUNG visita escolas e empresas durante meses, ressaltando a importância da educação ambiental que, muitas vezes, acontece de filho para pai (e não ao contrário!). Cada instituição participante monta um time com várias duplas de pais e filhos, que se espalham pela praia e competem para ver quem recolhe mais lixo. A dupla vencedora leva um pingente de ouro em forma de Tatuí e a deliciosa sensação de dever cumprido.

A data não é aleatória. Em todo terceiro sábado de setembro é comemorado o Dia Mundial em Prol da Limpeza de Praias e Rios.

 

A história do Dia Mundial nasceu assim: o australiano Lan Kiernan deu a volta ao mundo em um barco em 1987 e, quando voltou para casa, contou como estava impressionado com a quantidade de lixo que encontrara pelo “caminho”. Do papo com os amigos, nasceu a ideia de realizar um evento para limpar o meio ambiente, nem que fosse somente o porto de Sidney. Em 1989, nasceu o CLEAN UP SIDNEY HARBOUR DAY. Já na primeira edição, o evento contou com 40.000 voluntários. Deu tão certo que os organizadores pensaram: “Se podemos fazer isso aqui, o mundo todo pode fazer o mesmo!” Dito e feito. O primeiro passo para a internacionalização do evento foi a criação do CLEAN UP AUSTRALIA DAY e o número de voluntários envolvidos subiu para 300.000. Foi o que eles precisavam para chamar a atenção dos Estados Unidos e conseguir o apoio da ONU, por meio do programa das Nações Unidas para o Meio-ambiente, o PNUMA. Em 1993, nascia o CLEAN UP WORLD, também chamado de INTERNATIONAL COASTAL CLEAN UP (ICC).

 

De uma ação local, criada a partir da ideia de um navegador, o evento tornou-se a maior ação global para a limpeza do planeta, mobilizando hoje cerca de 35 milhões de pessoas em mais de 130 países. São inúmeros mutirões que dedicam um dia do ano para recolher lixo da costa e dar um exemplo da importância de se trabalhar em grupo para a despoluição do meio ambiente.

 

Aqui no Rio, o Instituto AQUALUNG aposta no evento para conscientizar as pessoas sobre o impacto do lixo descartado por cada um de nós. Ele acredita que, se educarmos nossas crianças (e adultos!), vamos ter um planeta, no futuro,  mais limpo e melhor.

Se você quiser participar do evento, entre em contato conosco. Para fazer parte, basta adquirir uma camiseta e ir para a praia com vontade de ser muito mais do que um, porque um mais um é muito mais do que dois!

 

O INSTITUTO AQUALUNG

 

            O Instituto Aqualung foi criado em 1994 (apesar de a marca existir desde 1986) e se tornou uma das mais atuantes organizações brasileiras na área de preservação do meio ambiente marinho e educação ambiental. O pessoal do Aqualung foi precursor de muitas ações, quando pouco ainda se falava sobre o impacto do crescimento econômico não sustentável no planeta. Em 1989, fez uma parceria com o projeto TAMAR que visa proteger as tartarugas marinhas que estavam em risco de extinção por causa da pesca predatória. Na época, não havia lei defendendo a espécie e pescadores vendiam seus ovos e cascos por aí. Hoje, existem legislações para proteger a desova das tartarugas nas praias, mas ainda existe um grande problema que ameaça a vida desses animais marinhos: a enorme quantidade de plástico que acaba indo para o mar. Centenas de animais morrem todos os anos por confundir o material com alimento. A tartaruga marinha é apenas uma espécie em risco.

 

Atualmente, o Instituto trabalha com 3 projetos próprios (além de dar apoio a projetos externos). O projeto Limpeza na Praia é um deles. Outra ação se chama Projeto Tubarões no Brasil. Criado em 2005, o PROTUBA realiza campanhas para desmistificar a imagem assustadora de tubarões e mostrar para a sociedade o papel importantíssimo desses animais na manutenção da equilíbrio do ecossistema marinho.

 

O terceiro projeto que o Instituto gerencia é o Projeto Florestas no Brasil, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância da preservação das florestas. Além de realizar ações de educação ambiental, o Aqualung planta espécies nativas em ambientes desmatados.

 

Data: 15 de setembro, sábado!!

 

Mais informações: http://www.institutoaqualung.com.br